Era uma vez um professor. Mais de setenta anos, cabelos brancos, voz forte, atento a tudo e a todos. Quando entrava em um ambiente, mais que cumprimentado, ele era festejado. Uma tarde, um de nós o encontrou na sala dos professores, grifando um texto. – Livro novo, Professor? – Uma nova edição. Tenho a primeira; esta é a terceira. Estou conferindo as alterações… Foi um diálogo breve; só mais duas ou três frases. Ele precisou sair: tinha uma aula daí a pouco, a respeito de um software novo. Como aluno. Setenta e tantos anos. Um particular prazer era, fora de aulas e compromissos, aceitar seus convites – “vamos tomar um vinho”. Era a promessa de horas agradáveis, com o pensamento livre e a palavra solta. Senso e sensibilidade se misturavam e produziam ciência da melhor qualidade: divertida e profunda. Mais que Doutor, o Prof. Penteado levava o prestigioso título, maior, de Livre Docente. Mal entendíamos o que isso significava na época. Porém, na convivência com ele, percebemos, poeticamente, a justeza do título – Livre Docente. Ele, realmente, era livre para pensar o que quisesse e ensinar com imenso prazer… e isso era bom.

Assim era o Prof. Dr. José de Arruda Penteado...

Por onde passou, foi uma inspiração.

Por essa razão, quando decidimos agregar à nossa plataforma a possibilidade de, mais que programar e dar aulas, produzir conteúdo de alta qualidade, não poderíamos esquecer o Prof. Penteado. Isso pode ser traduzido como:

CENTRO, para aglutinar num só vértice diversos processos e produtos de reflexão.

ESTUDOS, para entendermos que uma das fontes para o conhecimento é a ciência do quanto já se produziu acerca dos temas levantados.

PESQUISAS, para lembrarmos que sempre há novos caminhos a trilhar.

AVANÇADOS, pois já partiremos de um patamar mais avançado que o sentido básico dos fenômenos – o que não descarta o olhar para uma abordagem inusitada sobre esse mesmo básico (que, por si, já será avançada).

Aí temos o Centro de Estudos e Pesquisas Avançados – CEPA José de Arruda Penteado. E, claro, nosso logotipo não poderia ser outro: uma convidativa taça de vinho.

Com nossa melhor homenagem.

Vamos tomar um vinho? 

Vamos
tomar
um vinho?